terça-feira

- Entra, entra. Fecha a porta.
- Aqui?
- Não, vamos para o sofá. Afinal isto não é nenhuma conversa de negócios.
- Só não percebo porquê aqui. Em tua casa não tería sido melhor?
- Não. Isso traría memórias que ambos sabemos não nos faría bem.
- E aqui faz bem?
- Faz menos mal. Pelo menos evitamos a tentação de nos agarrarmos...
- Eu tenho uma coisa para te dizer...
- Eu sei.
- Não penses que é fácil...
- Queres beber alguma coisa? Um café, uma água...
- Não, estou bem assim.
- Eu quero. Um capuccino. Espera, vou pedir...
- Como eu ía dizendo...
- Tens uma coisa para me contar. Conta.
- Eu vou casar.
- Eu sei.
- Sabes?
- Sei. Já sei há bastante tempo. Mesmo antes de me ter dado o treco.
- Como soubeste? Quase ninguém sabe...
- Ora! Que interessa isso? Vais casar e ponto. Mudaría se te dissesse como soube? Deixarías de casar se te contasse como chegou até mim?
- Não. De forma nenhuma.
- Então?! Vês como não interessa? Mas o que é importante é que falemos antes desse teu casamento.
- Falas de uma maneira...
- Devías conhecer-me. Como deves calcular não te desejo felicidade nenhuma.
- Incrível! Como podes tu...
- Ah! Espera! Não te esqueças do que vais dizer... o meu capuccino! Obrigado. Feche a porta quando saír.
- Como é possível seres tão fria?
- Não sou fria, sou eu mesma. Como sempre me conheceste. Como me amaste.
- E como deixei de te amar. Nunca quiseste estar no todo comigo. Havía sempre qualquer coisa que te travava... primeiro pensei que o mal era meu, que eu não te demonstrava o quanto te quería...
- Não, o problema nunca foi contigo. Eu é que sou assim. E não mudo. Mas amei-te. Foi a primeira vez que amei alguém. Acho que me assustei...
- Conversas! O amor não assusta!
- Pois a mim deu-me um medo enorme. Perder-me de mim, ficar dependente de ti, daquilo que eras, sujeita à quantidade de amor que me quisesses dar... E depois? No futuro? Como sería? Tería que te mendigar que me quisesses? Que ainda gostasses de mim? Pedir por favor?
- Não, não! Quando duas pessoas gostam mesmo, profundamente, não é assim que funciona! Tudo acontece naturalmente. E não é hoje gostar e amanhã já não gosto!
- Mas foi isso que aconteceu. Vais casar. Estás a dar-me razão.
- Mais de um ano depois de nos termos separado. Amei-te ainda por muito tempo, mas não estou morto. Nem o meu coração. Não há como dar ordens ao coração. Simplesmente acontece...
- Pois acontece. Eu também deixei de te amar... Caricato, não é?
- Como assim?
- Amamos tanto, tanto uma pessoa, achamos que é para sempre, amedrontamo-nos só com a idéia da perda, mesmo que seja numa noite má de pesadelos e afinal... acontece mesmo. Não é um sonho que se tenta esquecer. É uma glória condenada.
- Que vais fazer da tua vida?
- Vivê-la.
- Gostava de saber que não me queres mal...
- Não te quero bem, já to disse. A diferença que fazía de ti para os outros homens que se deitaram comigo e se confessaram apaixonados é nenhuma. Ou por outra, há uma diferença, sim... Tu foste o único a ficar até o dia nascer e a trazer-me o pequeno-almoço à cama.
- É só isso que fica?
- Nem isso fica. Por agora ainda lembro nitidamente. Mas daqui a algum tempo esqueço, cada vez hão-de ser mais raras as vezes que o lembrarei até se apagar por completo. E contigo há-de acontecer o mesmo. Ainda mais casado. De cabresto posto. Tudo dominado. Serás vulgar...
- Soa-me a despeito, Edna.
- Despeito? Não me faças rir! Porque me foste ver à Clinica?
- Tive medo que morresses...
- Poupa-me.
- É verdade. Não voltei porque não aguentei ver-te daquela maneira... Parecías... Sei lá, parecías... Uma flor a quem se tinham esquecido de dar água. Murchavas. Mas tão lentamente e ao mesmo tempo tão visivelmente que fazía doer ver as dores que te mirravam... Nunca o hei-de esquecer. Eu nunca te vou esquecer, Edna.
- Vais sim.
- Estás a sangrar... estás contrariada. Deixa limpar-te o nariz...
- Não. Não ía aguentar que me tocasses. Já me curei da tua pele, não quero sentir outra vez!
- Não mudas... vou-me embora com um peso no peito. Que te aconteça uma coisa muito triste...
- Que coisa? Não sejas tonto! O máximo que me pode acontecer é morrer mas isso acontece a todos, não é? Bom! Acho que falámos tudo. Agora vai-te embora.
- Não saio daqui sem ter a certeza de que estás bem comigo. É importante que fiques bem comigo.
- Vai. Está na hora...
- Dás-me um abraço?
- Fecha a porta quando saíres.

Sem comentários: